segunda-feira, 16 de maio de 2011

Cinema paradiso

Vencedor de inúmeros prémios, o filme italiano Cinema paradiso conta a história tocante de um cineasta famoso, Toto ,que volta á sua terra natal para assistir ao funeral de Alfredo, o seu melhor amigo. A notícia desperta nele uma forte torrente de recordações, sendo essa a trama do filme. Toto recorda então a sua infância , o seu primeiro amor e a sua paixão de sempre pelo cinema. O cinema onde iniciou a sua carreira ainda em criança é “Cinema Paradiso ”, onde todos os filmes que eram representados eram censurados pelo padre da aldeia. No final, o cinema é demolido para grande tristeza de todos os que se lembravam dos seus tempos áureos, para dar lugar a um parque de estacionamento.
Antes de regressar a Roma, Toto acaba por receber da esposa de Alfredo uma bobina que este teria guardado ao longo dos anos para ele com todas as cenas cortadas.
Foi vencedor de um Oscar em 1990 e um globo de ouro na categoria de melhor filme estrangeiro; Um Grande prémio Júri e indicado á palma de ouro no festival de Cannes;O prémio francês César para melhor poster; Foi indicado ainda para melhor filme estrangeiro e venceu um prémio da academia japonesa de cinema em 1991; Recebeu também o prémio David di Donatello na categoria de melhor música (composta por Ennio Morricone) e os britânicos prémios BAFTA em 1991 nas categorias de melhor actor para Philippe Noiret, melhor actor coadjuvante para Salvatore Cascio, melhor filme de língua não inglesa, melhor banda sonora original, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor figurino, melhor director, melhor edição ,melhor maquiagem, e melhor direcção de arte.

1 comentário:

  1. "o cinema é demolido [...] para dar lugar a um parque de estacionamento." ???

    porquê??? mas que raio de mentalidade que esta gente tem, quem é que teve a brilhante ideia de trocar um cinema por um parque de estacionamento??

    esta gente só quer criar incultos,
    querem estacionar-nos como se fossemos carros, para ficarmos o dia todo sem fazer nada e ainda a pagar parquímetro!!!

    ResponderEliminar